Recortes

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender. Alexandre Herculano

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Acordo Ortográfico

Eu não sei se estou a ser um pouco teimosa, e desde já agradeço a opinião de quem estiver interessado, mas esta coisa do acordo ortográfico não me está a entrar na pele.
Não que eu não tenha lido já muitas opiniões sobre o assunto mas admito que o meu "período de habituação" vai ser longo.
Ao que entendi, o que se pretende é a unificação do idioma que pretende beneficiar sobretudo (mais uma vez segundo a minha análise) o ensino da Língua Portuguesa no mundo, mas será que é mesmo assim? Será que não estamos a perder um pouco da nossa identidade cultural?
O primeiro vislumbre da escrita com as novas regras, foi no início do ano quando o Record foi impresso de acordo com o novo acordo ortográfico. Ao passar os meus olhos pelos textos, senti uma certa tristeza e, admito, alguma confusão. Chamem-me saudosista e tudo o que se possa chamar, mas pareceu-me sentir que aquilo não era nosso.
É claro que eu sei que a Língua é mesmo assim e, para quem nunca estudou a evolução da mesma, basta-lhe pegar numa obra como Os Lusíadas para ver as alterações de escrita sofridas desde então. Mas com todo o respeito, parece-me que estamos a perder alguma identidade e a "abrasileirar" a nossa Língua... contudo, encontro-me disponível para entender a lógica de toda esta questão.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


O caminho que parecia tão simples torna-se facilmente no mais sinuoso e difícil de ultrapassar.
E pensar que o castelo está alí tão perto...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Saudade

Não sei se está relacionado com esta chuvinha que insiste em cair, mas o que é certo é que estou particularmente melancólica. Há de facto momentos na vida de uma pessoa em que nos vamos lembrar de cada coisa...
Saudade... essa palavra tipicamente portuguesa, tão difícil de traduzir, e que insiste em permanecer no meu pensamento de há uns dias para cá. E desengane-se quem acha que só se pode sentir saudade de alguém, eu até sinto saudade das alfarrobeiras!!!! É pois a saudade do Algarve em geral, dos amigos, da família, da Beon...
E é este sentimento de saudade que nos faz recortar pequenos momentos que anteriormente nem tinham grande importância, como o simples facto de ver o mar todos os dias (em casa, a caminho do trabalho, no trabalho).
Pensando bem, talvez isto signifique que estou a ficar velha. Enquanto somos crianças nunca pensamos em nada do que lá vai. A vida é cor-de-rosa, o príncipe vai chegar num cavalo branco e saudade... só do colo da mãe e mesmo assim não é nessa palavra que pensamos, é mais "sentir a falta de".



Então permitam-me que diga que tenho saudades de todos vocês e de todas as pequenas coisas que me rodeavam (até das irritantes).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um pouco de mim

Muitas são as leituras que me têm feito pensar na nossa existência e lugar neste mundo, nos encontros e desencontros que ela proporciona e na razão pela qual o meu percurso tem seguido um determinado caminho. Desde Brian Weiss a James Redfield passando, mais recentemente e graças à Vande Marise, por Eckhart Tolke.
Hoje posso dizer que tenho encontrado muitas respostas para determinados momentos e ficou esse bichinho de analisar (quase) todas as situações concretas do dia a dia. Acredito que nada acontece por acaso!
Aprendi (e cresci) muito a partir de um determinado momento da minha vida e, mais tarde, percebi que afinal havia muitas "alminhas" que estavam em sintonia comigo e que todas elas me ajudaram de formas muito diferentes. Até o meu sobrinho Rodrigo, que era apenas um recém nascido, teve um papel na minha forma de encarar as coisas. É curioso como nós fazemos passar uma imagem de complicados e distantes, mas como somos no fundo tão intensos e conscientes de tudo o que nos rodeia. É curioso como cada momento tem um ensinamento implícito e nos pode fazer crescer (ou não) enquanto seres vivos.







terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Primeiros Passos

Ora bem, visto que toda a minha gente apresentava orgulhosamente os seus blogs, solicitando a visualização e comentários dos mesmos, eu deparei-me com uma questão extremamente pertinente:
"Meu Deus, estarei velha e ultrapassada?!? É que não percebo nada disto! Niente!"
E de repente foi como estar a ver um filme no cinema quando apresentam aqueles flashes da vida de alguém e eu senti-me a criar raízes...
Assim, explodindo dentro de mim aquele sentimento particular do génio algarvio que se designa por estar "marafada", eis que decidi abrir caminho e iniciar também eu o meu próprio blog (e sim, digo isto cheia de orgulho... o meu BLOOOOOG).
Depois do óbvio entusiasmo inicial, vem a voz da consciência que pergunta para que raio quero eu um blog e que terei eu a dizer que seja digno de estar aqui "escarrapachado" e de alguma alma neste mundo se interessar por perder tempo a ler?!
Ora esse é o desafio. Sinceramente, não aspiro a nada de mais a não ser dar aqui os meus primeiros passos, quiça um dia me possa tornar uma verdadeira mestre nestas andanças... Para já, decidi deixar aqui alguns momentos de mim própria e daqueles pequenos recortes que fazem a minha vida (bem atribulada por sinal). Dou então início a esses Momentos deixando as espiritualidades para a Borges, a fotografia para o Hugo, a poesia para a Guiduxa, as fichas para Rute e as artes para a Ju (e digo isto com todo o respeito que tenho por estas alminhas que me são queridas).
Break a leg Miss Marise!!